Novo RAV4 GR-Sport quer bancar o esportivo; será que consegue?
Equipe Gazoo Racing quer dar ao utilitário o real sentido da palavra Sport em Sport Utility Vehicle

O nome RAV4 nunca esteve associado a esportividade. E talvez esse seja o charme involuntário do novo GR RAV4 2026, a mais recente tentativa da Toyota de aplicar o tempero da divisão Gazoo Racing em um carro que, sejamos honestos, nunca pediu por isso. Afinal, o conceito de um RAV4 "esportivo" soa quase como um paradoxo.
Claro, há quem tenha transformado os primeiros RAV4 em pequenos monstros off-road, mas nunca foi exatamente esse o espírito do carro. O RAV4 foi, e ainda é, um SUV feito para o uso urbano, para o conforto familiar, para o "dia a dia". Por isso, quando a GR aparece com uma proposta esportiva, a primeira reação é: isso faz sentido? Surpreendentemente, pode ser que sim.
Galeria: Toyota RAV4 2026
Nova suspensão, mesmo motor
A Toyota garante que o novo GR Sport foi desenvolvido com envolvimento direto da equipe de engenharia da Gazoo Racing, com direito a suspensão retrabalhada, direção recalibrada e maior rigidez estrutural. Nada de motor exclusivo — o conjunto mecânico é o mesmo do RAV4 PHEV convencional: motor 2.5 de quatro cilindros aliado ao sistema híbrido plug-in, que entrega até 324 cv com tração integral.
É um número respeitável, que coloca o RAV4 GR Sport como o mais potente da história do modelo, ainda que o foco principal continue sendo a dirigibilidade, e não exatamente desempenho em linha reta. As rodas de liga leve escurecidas de 20'', a altura reduzida em 15 mm e carroceria 2,5 cm mais longa (provavelmente por conta de novos spoilers) reforçam esse compromisso com uma pegada mais afiada — ou, ao menos, mais firme.

Visual mais agressivo
A estética também ganhou atenção. O GR RAV4 adota uma nova grade frontal, spoilers mais pronunciados nas extremidades da carroceria e para-choques com design exclusivo. A versão será a única da linha com pintura Supersonic Red com teto preto, além dos logotipos GR espalhados pelos bancos, volante e até nos pedais de alumínio.
Por dentro, os bancos são revestidos com suede perfurado com detalhes contrastantes, complementados pelo acabamento SofTex (material sintético da Toyota). Pedaleiras no volante e detalhes metálicos nos pedais completam o pacote visual.

É difícil dizer se o GR RAV4 é um GR legítimo ou apenas um RAV4 de aparência mais apimentada e um bom trem de força. Mas a Toyota parece empenhada em colocar mais emoção em seus carros — uma filosofia que começou com Akio Toyoda e segue viva com Koji Sato. Depois de GR Yaris, GR Corolla, GR86 e Supra, talvez seja a vez de um SUV entrar nessa equação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Novo Toyota RAV4 2026 tem uma autonomia total surpreendente

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Toyota revela novo RAV4 2026 somente híbrido; veja o que mudou

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Novo Toyota RAV4 2026: tudo o que sabemos

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

Novo Toyota RAV4 aparece antes da hora; veja quando chega