CEO da Toyota dispara: "todos os carros precisam ser divertidos"
A marca japonesa, quem diria, quer apostar mais em carros empolgantes

No início de 2017, o então CEO e presidente da Toyota, Akio Toyoda, emitiu um decreto para toda a empresa: "Chega de carros chatos". Essa declaração foi reforçada com a chegada de vários produtos empolgantes como o GR Yaris, o GR Corolla e o Supra. Akio Toyoda ou o bastão para Koji Sato no início de 2023 e, felizmente, Sato compartilha a filosofia de seu antecessor.
Durante uma coletiva de imprensa ligada aos últimos resultados financeiros da empresa, na última semana, o chefe da Toyota reafirmou sua posição contra carros chatos: "Um carro não é um carro de verdade se não for divertido. É por isso que nunca permitiremos que nossos carros se tornem mercadorias".
Toyota GR Corolla 2025
Ironicamente, essa declaração foi feita pouco antes da estreia do novo RAV4, que não é exatamente o veículo mais emocionante da linha da Toyota. Em defesa da empresa, há uma versão GR Sport com 320 cavalos de potência e melhorias na suspensão e na direção.
A promessa de se concentrar em carros emocionantes foi reforçada pouco antes de a Lexus lançar o IS500 Ultimate Edition, possivelmente o último suspiro para o sedã esportivo V-8. No entanto, pode não ser o fim de um veículo de desempenho com oito cilindros, já que o GR GT3, o próximo esportivo da Toyota, deverá apresentar um V-8 totalmente novo, possivelmente o último de seu tipo desenvolvido pela Toyota/Lexus.
Conceito Toyota GR GT3
Para Sato, o mercado já não aceita carros “ligeiramente mais eficientes” e com “mudanças cosméticas no design”. A ordem agora é outra: canalizar a mesma paixão dos modelos da divisão Gazoo Racing para a linha tradicional. “Quero implantar esse espírito em cada equipe de projeto”, disse o CEO, deixando claro o tom da nova fase.
E quanto aos esportivos de verdade? “Eles precisam ser elegantes”, afirmou Sato, reforçando que há mais projetos no horizonte. Sem entrar em detalhes, ele indicou que o GR GT3 não será o único lançamento empolgante. A Toyota já deixou pistas sobre uma possível volta do Celica, e o conceito FT-Se pode antecipar um cupê elétrico compacto – embora só para depois de 2027.
Toyota GR Yaris 2025
Por aqui, japonesa vai apostar no GR Yaris
Esqueça o Yaris que você conhece. Sério mesmo, hatch e sedã produzidos no Brasil devem deixar de ser oferecidos por aqui ainda em 2025, dando lugar ao SUV Yaris Cross. Mas há mais uma possível mudança ainda mais radical na linha Yaris para o mercado brasileiro: o apimentado GR Yaris. A Gazoo Racing Brasil, divisão esportiva da Toyota, confirmou que o hatch já oferecido na Europa está em estudos para cá.
Segundo Daniel Grespam, líder do Projeto Gazoo Racing no Brasil, "estamos negociando (a chegada do GR Yaris aqui) e está muito positivo para o sinal verde". Ainda não há datas confirmadas, mas o GR Yaris ou por atualizações na Europa, que acrescentaram câmbio de corrida e freios rali ao compacto. A mecânica é praticamente a mesmo do GR Corolla já vendido em nosso país.

O Toyota GR Yaris europeu utiliza o mesmo motor 1.6 turbo de 3 cilindros encontrado no GR Corolla. Por lá entrega 280 cv de potência e 39,7 kgfm de torque. Ele tem opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades.
O último, mais provável para o mercado brasileiro, foi revisado na linha 2025 para oferecer trocas de marcha mais rápidas. A tração segue integral. Segundo a Toyota, o GR Yaris acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Novo RAV4 GR-Sport quer bancar o esportivo; será que consegue?

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Novo Toyota RAV4 2026 tem uma autonomia total surpreendente

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Toyota revela novo RAV4 2026 somente híbrido; veja o que mudou

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

Toyota falou com a Nissan após fusão fracassada com a Honda