page ad skin

Novo Peugeot 208 GTI chega em junho e poderá ter motor de Alfa Romeo

Versão esportiva do hatch francês será apresentada na próxima edição das 24h de Le Mans

Peugeot 208
Foto de: Peugeot

Antecipado há alguns meses por Alain Favey, CEO da marca Peugeot, o novo 208 GTI realmente vai se tornar realidade e já tem até data para ser apresentado: durante as 24 Horas de Le Mans, no próximo dia 11 de junho. Certamente um lugar que exala esportividade.

Será um retorno muito aguardado do pequeno carro esportivo da Peugeot, que trará de volta a sigla GTI para a marca sa, uma linhagem que estava ausente desde 2021 com a despedida do antigo 308 GTI. O novo 208 esportivo, entretanto, fará isso com um coração e uma alma totalmente diferente: a partir de agora, somente elétrico.

Peugeot e-208 2025

O mais potente de todos os tempos

"Será o modelo francês mais potente da categoria", enfatizou Favey em uma coletiva de imprensa, sem, no entanto, especular sobre potência e desempenho. Entretanto, como se trata de um modelo Stellantis baseado na plataforma CMP - de origem PSA - basta olhar para o restante da linha de carros pequenos do grupo para ter uma ideia do que esperar.

Dentro de casa, o novo 208 GTI terá a sua disposição o mesmo trem de força de poderia adotar o mesmo trem de força de 279 cv dos primos Abarth 600e, Alfa Romeo Junior Veloce e Lancia Ypsilon HF, alimentado por uma bateria de 54 kWh - o 208 elétrico comum possui uma de 51 kWh - para um 0-100 km/h na casa dos 6 segundos e tração dianteira.

<p>Alfa Romeo Junior Veloce</p>

Alfa Romeo Junior Veloce

Foto de: Alfa Romeo
<p>Lancia Ypsilon HF</p>

Lancia Ypsilon HF

É muito cedo, é claro, para falar sobre modificações técnicas, mas olhando novamente para os outros carros esportivos pequenos do grupo, esperamos uma suspensão mais baixa, um retrabalho nos amortecedores, rodas maiores e todo o tratamento que a sigla GTI merece.

Peugeot 208 GT 2025

Brasil deve ficar com T200 híbrido leve

A Peugeot chegou a vender a versão elétrica tradicional do 208 com o conjunto elétrico de 136 cv e 25,6 kgfm de torque no início da atual geração. Na época, o hatch vinha importado da Europa e chegou com preço bem salgado, o colocando como concorrente dos poucos eletrificados disponíveis naquele momento, como o Mini Cooper SE e o Fiat 500e.

Custando R$ 244.990 e com vendas restritas a poucas concessionárias, nem mesmo o bom pacote de equipamentos e o tempo de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos foram suficientes para convencer os compradores.

Fiat Fastback Impetus MHEV

Sitema MHEV no Fiat Fastback, que também possui motor T200

Foto de: Motor1.com
Fiat Fastback Impetus MHEV
Foto de: Motor1.com

Entretanto, a Peugeot poderá contar em breve com uma opção híbrido leve na versão GT, disponível com o motor 1.0 T200 e associado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas. É o mesmo sistema já disponível em Fiat Pulse e Fastback.

Envie seu flagra! [email protected]