Apple lança o Carplay Ultra após anos de atraso
Atualização estreará em carros da Aston Martin e permitirá integração com de instrumentos

Depois de muita expectativa e diversos atrasos, a Apple finalmente lançou a versão completa do CarPlay, que agora chega aos veículos da Aston Martin primeiro. A partir de hoje (15/5), a marca britânica começará a oferecer o CarPlay Ultra, sistema que leva a experiência Apple para todas as telas do carro, incluindo o de instrumentos.
A primeira novidade desta nova versão é que o CarPlay não ficará visível apenas no multimídia no centro do veículo. Agora, ele também vai assumir o digital do motorista, na frente do volante, “proporcionando uma aparência consistente a toda a experiência de direção”, segundo a Apple.


A integração vai aumentar não só no número de telas: também será possível visualizar as informações do carro pelo próprio software, como velocidade, consumo de combustível, distância e rodagem, pressão dos pneus e temperatura da água. Isso tudo vai funcionar ao mesmo tempo que as funções que já existem no sistema, como mapas e exibição de mídia.
Todos os novos Aston Martin DBX, Vantage, DB12 e Vanquish encomendados a partir desta data terão o CarPlay Ultra como item de série. Veículos já existentes equipados com o sistema mais recente da marca – lançado no DB12 2024 – receberão a atualização "nas próximas semanas" através da rede oficial de concessionárias.


Segundo a Aston Martin, o desenvolvimento do sistema ocorreu em colaboração próxima com a Apple, garantindo que a experiência digital estivesse alinhada à filosofia visual exclusiva da marca, mantendo sua identidade imediatamente reconhecível.
Entre as opções disponíveis, o novo sistema permite diferentes configurações para velocímetro e conta-giros, integrando mapas e mídia em tela cheia diretamente no de instrumentos. O resultado é uma experiência imersiva que mantém o motorista totalmente dentro do ecossistema Apple. Além disso, o usuário pode personalizar completamente o com diversos temas, cores e fundos de tela.

O CarPlay Ultra também oferece a possibilidade de posicionar aplicativos da Apple em qualquer tela, permitindo controle fácil e intuitivo sobre funções como rádio e climatização. Para garantir segurança e praticidade, o carro ainda mantém controles físicos e interruptores para funções essenciais como seleção de marchas, aquecimento e refrigeração, escapamento e ajustes de chassi. A operação pode ser feita através da tela sensível ao toque, comandos físicos ou por meio da Siri.
A nova versão da tecnologia foi anunciada em meados de 2022, com expectativa de ser lançada em 2023. A chegada aconteceu depois de uma série de atrasos e adiamentos. É possível que a gigante tecnológica tenha dedicado esse tempo adicional ao desenvolvimento personalizado do sistema para a Aston Martin.

Chevrolet Blazer EV RS

Rivian R1S SUV
Nem todas querem
Inicialmente, o CarPlay Ultra estará disponível nos Estados Unidos e Canadá, com expansão prevista para mais veículos em todo o mundo nos próximos 12 meses. Para usufruir do sistema, é necessário um iPhone 12 ou superior, rodando iOS 18.5 ou posterior.
A chegada do sistema aos carros da Aston Martin será observada atentamente por outras montadoras. A Porsche, por exemplo, também foi mencionada pela Apple como parceira no desenvolvimento do CarPlay Ultra, enquanto outras marcas como General Motors e Rivian optaram por manter controle próprio sobre seus sistemas digitais. Na outra ponta está a Ferrari, que recentemente reconheceu a superioridade das soluções Apple frente a seus próprios sistemas integrados.
Fonte: Aston Martin
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Aston Martin DB7 de Elton John procura um novo dono

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Simulador de corrida da Aston Martin custa mais que um BMW M3

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Aston Martin revela o Vanquish Volante 2026

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

Aston Martin Valhalla já tem seis exemplares confirmados para o Brasil