page ad skin

Chevrolet Tracker terá produção suspensa na Argentina

Segundo a empresa, mudanças refletem ''reajuste de volume para exportação''

GM Argentina
Foto de: Motor1 Argentina

A General Motors Argentina anunciou hoje que suspenderá parte de sua produção na planta argentina de Alvear, na província de Santa Fé, por vários dias em maio. A planta é responsável pela produção do SUV Chevrolet Tracker tanto para abastecer o mercado de lá quando para complementar a linha de produção brasileira. 

De acordo com a empresa, as paradas da fábrica serão para "adaptação ao volume de exportações para o Brasil". O cronograma de suspensões anunciado pela empresa é o seguinte:

Chevrolet Tracker fabricado na Argentina

"A GM informa que, a fim de adequar o volume de exportações para o Brasil, suspenderá a produção nas sextas-feiras de maio, além dos dias 28 e 29 deste mês, inclusive."

O Tracker fabricado na Argentina é idêntico ao modelo brasileiro, montado em São Caetano do Sul (SP). A linha argentina existe como e estratégico à planta nacional — uma prática comum entre multinacionais para lidar com variações de demanda. Contudo, esse tipo de arranjo vem sofrendo pressão no país vizinho, afetado por instabilidade econômica, câmbio desfavorável e altos custos operacionais.

Mesmo sendo um caso de "produção secundária", o Tracker segue relevante na Argentina. Nos primeiros quatro meses de 2025, o SUV emplacou 6.415 unidades por lá, liderando o segmento de SUVs compactos no país com 16,2% de participação, além de representar 3,1% do mercado total. Em 2024, foram 10.925 unidades vendidas, mantendo a liderança do segmento, e em 2023, o modelo chegou a ser o SUV mais vendido do país, com 12.363 unidades.

Chevrolet Tracker Premier 1.2T 2023

No entanto, a montadora já reconheceu publicamente que replicar modelos já produzidos em outras fábricas não é uma estratégia sustentável em longo prazo. A GM estuda novos produtos para Alvear, mas evita repetir o mesmo erro. Em paralelo, a empresa americana firmou recentemente uma aliança global com a Hyundai, que ainda não possui base industrial na Argentina — o que levanta especulações sobre um possível novo ciclo de investimentos compartilhados.

Projeção: Novo Chevrolet Tracker 2026 (BR)

Projeção: Novo Chevrolet Tracker 2026 (BR)

Foto de: Motor1.com

SUV vai ganhar cara nova até o fim do ano

Já do lado brasileiro, a Chevrolet trabalha intensamente na reestilização do Tracker. Importante modelo no mercado brasileiro, o SUV compacto já roda camuflado em testes e ao menos tenta esconder uma boa parte de seu novo visual, principalmente a dianteira, onde receberá a maior parte das novidades.

Enquanto o SUV que está nas lojas foi desenvolvido por completo em parceria com a China, o novo Tracker terá identidade local. Com a proposta de ar uma maior robustez, o SUV entra na moda dos faróis divididos, com as luzes diurnas na parte superior, próxima ao capô e o real projetor de luz mais abaixo, onde se concentrarão as luzes baixa e alta. A terceira parte, ainda mais abaixo, abrigará os faróis de neblina. 

Projeção: Novo Chevrolet Tracker 2026 (BR)
Foto de: Motor1.com

É uma identidade diferente da Montana, mas que adota o DNA dos SUVs globais, como o próprio Equinox e Blazer. Na traseira, as mudanças serão mais leves, como nova organização das luzes nas lanternas e algum leve retoque no para-choque, assim como novas rodas nas laterais. Do Tracker chinês, podemos esperar uma grande inspiração para o interior. A arquitetura de duas telas, inclusive o software, já está nos mais recentes lançamentos da Chevrolet, como Spin e S10.

Esse lançamento deve ficar para o segundo semestre. Ainda em 2025, veremos também mudanças em Onix e Onix Plus, a chegada dos Spark e Captiva EV e outras novidades menores no catálogo, como versões de S10 e Montana, por exemplo. 

Envie seu flagra! [email protected]