Oficial: Fiat Pulse e Fastback híbridos arão por atualização
Dupla pioneira da eletrificação na marca teve reclamações por parte dos usuários e empresa atualizará o gerenciamento do sistema

Apresentados em novembro de 2024, Pulse e Fastback Hybrid foram pioneiros no Brasil ao adotar o sistema híbrido-leve, não só na Fiat como também no grupo Stellantis por aqui. O sistema com arquitetura eletrônica de 12V prometia mais eficiência energética, mas os primeiros compradores notaram que o sistema de eletrificação nem sempre entrava em operação.
Agora, meses após os primeiros relatos por parte dos proprietários, a Fiat está adereçando as reclamações com algumas ações concretas de atualização. Segundo o que a marca comunicou publicamente, donos de Pulse e Fastback Hybrid poderão realizar uma atualização no gerenciamento do sistema híbrido. Veja a parte relevante do comunicado divulgado pela marca:
Galeria: Avaliação Fiat Pulse Hybrid (BR)
"A Fiat ou a oferecer aos clientes de Pulse e Fastback um pacote de atualização do funcionamento do sistema híbrido. De maneira simples e rápida, o consumidor poderá atualizar o sistema em qualquer uma das concessionárias da rede, para garantir que o potencial do veículo seja explorado ao máximo.
O E-Assist (sistema híbrido), dotado de uma central que gerencia os níveis de carga das baterias, foi recalibrado nesta atualização, ajustando o estado de carga das duas baterias para maximizar a operação sistema. Desta forma, a central que monitora os níveis de carga das baterias diminuiu significativamente os momentos em que o E-Assist é desabilitado, permitindo que o sistema seja acionado mais vezes.
Com o novo software, os acionamentos do sistema híbrido foram ampliados, visando abranger um grupo ainda maior de clientes que possuem um tipo de uso muito específico e/ou esporádico do carro.
Como será feita a atualização?
Segundo a Fiat, dos mais de 15 mil carros vendidos entre Pulse e Fastback com sistema híbrido-leve, menos de 130 clientes (0,8%) relataram dúvidas sobre o tema em nossos canais de atendimento. A marca afirma que a atualização não é obrigatória, mas é recomendável e, por isso, os sistemas serão atualizados em todos os carros que arem pelas concessionárias, não sendo necessário marcar horário.

Avaliação - Fiat Pulse Hybrid (BR) (21)
Como funciona o sistema híbrido-leve de Pulse e Fastback?
Equipados com o motor T200 Hybrid, uma versão atualizada do 1.0 turbo flex, o Fastback e o Pulse eletrificados mantém os mesmos 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm do modelo atual - o motor está acoplado a uma transmissão automática CVT com simulação de sete velocidades.
O sistema híbrido-leve da Fiat incorpora duas baterias de 12V: uma de chumbo-ácido (68 Ah), localizada no compartimento do motor, e uma de íon de lítio (11 Ah), posicionada sob o banco do motorista. O sistema híbrido-leve é apoiado pelo módulo DBSM (Dual-Battery Switch Module), que gerencia as duas baterias, conectando ou desconectando conforme necessário para a operação ideal. Além disso, o motor elétrico, alimentado pela bateria de íon de lítio, gera até 3 kW de potência, atuando como alternador e motor de partida e fornecendo assistência ao motor a combustão.
Em linhas gerais, o motor elétrico que substitui o alternador e motor de arranque tem como função auxiliar o propulsor flex em situações como partida e baixas velocidades, aliviando o esforço do motor principal e ajudando a reduzir o consumo e as emissões. No entanto, por se tratar de um sistema com bateria e motor elétrico de menor capacidade, o ganho em eficiência fica abaixo de um híbrido pleno (HEV), por exemplo. Este propulsor se conecta ao propulsor a combustão por meio de correia, como um alternador convencional.
RECOMENDADO PARA VOCÊ

VW agradece Fiat por gerar mídia para o Tera e alfineta Pulse

Jeep lança Renegade 2026 e preços caem até R$ 15 mil

Flagra: Fiat Pulse mudará poucos meses depois da chegada do Hybrid

Fiat lança a nova Ducato 2026: veja preços, versões e o que muda

Novo Fiat Pulse 2026 é flagrado com um item há muito pedido pelo público

Honda apresenta o ZR-V 2026 nos EUA: veja o que muda

Fiat Pulse Audace Hybrid 2025 tem R$ 16 mil de desconto no preço