page ad skin

Volvo traz de volta o XC70, agora como SUV com extensor de autonomia

Apesar do nome histórico, nova encarnação será um SUV plug-in com alcance elétrico de 200 km

volvo xc70
Foto de: Volvo

Lembra-se dela? Oferecida dos anos 1990 até meados da década de 2010, a perua XC70 era a opção para quem desejava um carro versátil pra famílias e malas, contando com toda a estirpe típica da marca sueca mas não necessariamente buscava um SUV. A chegada do XC90 nos anos 2000 e a grande investida de SUVs menores, entretanto, deixou a perua de escanteio, saindo do mercado silenciosamente.

Agora, ada quase uma década de seu fim, a marca que hoje pertence ao grupo Geely, resolveu que era hora de retornar com o nome icônico. Infelizmente, não como uma nova perua. Em vez disso, a marca está lançando seu enésimo SUV na China no final deste ano, podendo chegar a outros mercados também. Como o nome sugere, ele será um pouco maior que o XC60, oferecendo uma cabine mais espaçosa.

Volvo XC70 2000-2005

XC70 em seu formato clássico 

Foto de: Motor1 Brasil

Como o nome sugere, o novo modelo será um pouco maior que o SUV XC60, e caberá a ele a responsabilidade de ser o primeiro híbrido plug-in do tipo EREV, ou seja com extensor de alcance. Segundo a Volvo, seu alcance no modo puramente elétrico é de 200 km, significativamente maior do que o alcance de 78 km do XC60. Também é mais do que o dobro do alcance elétrico de 50 milhas do XC60 no ciclo WLTP da Europa. No entanto, devemos salientar que essa não é uma comparação de igual para igual.

O alcance citado para o XC70 vem do ciclo de testes CLTC excessivamente otimista da China, portanto, os números da EPA e do WLTP seriam consideravelmente menores. Mesmo assim, a Volvo diz que esse é seu primeiro PHEV de longo alcance, possibilitado pela Arquitetura Modular Escalável (SMA), que também a carregamento rápido, embora os detalhes técnicos permaneçam em segredo.

Foto de: Volvo

Então, o que significa de fato um eletrificado com autonomia estendida? O XC70 poderia apresentar uma bateria muito maior do que o pacote de 18,8 kWh do XC60. No entanto, também pode ser indicativo de algo diferente. A empresa-mãe da Volvo vem desenvolvendo um trem de força extensor de alcance no qual um motor de combustão atua apenas como gerador para carregar a bateria. Essa configuração é semelhante ao motor rotativo da Mazda no MX-30 ou ao V-6 planejado para o Ram 1500 Ramcharger.

Esse novo trem de força vem da Horse, uma t venture entre a Geely e a Renault. Ele promete 124 milhas (200 km) de autonomia elétrica de uma bateria com cerca de metade do tamanho de um EV completo. A autonomia total de é de cerca de 805 km (500 milhas).

Foto de: Volvo
Teaser do Volvo XC70 2026
Foto de: Volvo

O estilo parece refletir a mais recente linguagem de design dos SUV da empresa. O novo veículo é provavelmente um pouco mais longo do que o XC60 de 4,70 metros, e um detalhe importante é o emblema AWD na porta traseira, confirmando que a potência vai para os dois eixos. Na frente, os faróis de LED matriciais ficam abaixo das luzes diurnas exclusivas do Martelo de Thor, ladeando uma grade fechada. A Volvo revelará oficialmente o XC70 renovado nos próximos meses.

Envie seu flagra! [email protected]