page ad skin

Stellantis suspendeu desenvolvimento do novo Jeep Com para os EUA

Marca diz que está "suspendendo temporariamente" o desenvolvimento do SUV para aquele mercado

2026 Jeep Com America
Foto de: Jeep

Quando o novo Jeep Com estreou ontem, houve uma omissão gritante. A empresa se absteve de falar sobre uma versão para os Estados Unidos; agora sabemos o motivo. O Motor1.com entrou em contato com a montadora para descobrir por que a variante norte-americana não foi mencionada, pois,  até o momento, não há um Com estadunidense. O futuro do veículo nos EUA parece estar no ar. Veja o que um porta-voz da Stellantis nos disse:

"À medida que navegamos no ambiente dinâmico de hoje, a Stellantis continua a reavaliar sua estratégia de produtos na América do Norte (Canadá, EUA e México) para garantir que está oferecendo aos clientes uma gama de veículos com opções flexíveis de trem de força para melhor atender às suas necessidades. Como resultado, a empresa está interrompendo temporariamente o trabalho na próxima geração do Jeep Com, incluindo as atividades na fábrica de montagem de Brampton (CAN)".

Jeep Com 2026

A terceira geração do Com estava inicialmente programada para chegar aos EUA no próximo ano, após o início da produção na fábrica de Stellantis, no Canadá. Nos últimos anos, essa unidade canadense construiu o Dodge Charger, o Challenger e o Chrysler 300 de última geração, juntamente com o Lancia Thema de vida curta para a Europa, basicamente um Chrysler 300C com emblemas da italiana. Foi necessário reequipar a fábrica para acomodar o novo Com, que substituiria a segunda geração atualmente montada em Toluca, no México.

Embora o futuro do Com de terceira geração nos EUA permaneça incerto, a Stellantis afirma que seus investimentos anunciados anteriormente na fábrica de Brampton avançarão, apesar da interrupção das operações em fevereiro. Há três anos, a montadora se comprometeu a investir 3,6 bilhões de dólares canadenses (cerca de US$ 2,6 bilhões atualmente) na modernização das instalações canadenses de Windsor e Brampton.

2026 Jeep Com (modelo europeu)
Foto de: Jeep

Na época, a matriz da Jeep mencionou que a fábrica de Brampton seria "reequipada e totalmente modernizada" para ar uma "arquitetura totalmente nova e flexível" como parte da estratégia de eletrificação da empresa. Para relembrar, o Com 2026 usa a plataforma STLA Medium, que a veículos híbridos-leves, híbridos plug-in e totalmente elétricos.

Colocar o Com fabricado no Canadá em espera significa que o mercado dos EUA terá de esperar mais tempo pelo crossover atualizado. Enquanto isso, os clientes europeus já podem fazer pedidos, com entregas antecipadas programadas para o quarto trimestre do ano e há a expectativa de que o SUV renovado chegue ao Brasil futuramente. A Jeep construirá o Com com especificações europeias na fábrica de Melfi, na Itália, onde anteriormente montava o Com anterior junto com o Renegade e seu primo Fiat 500X.

Foto de: Jeep
Foto de: Jeep

Então, qual é a importância do Com para a Jeep nos EUA? Se estivermos falando estritamente de volume, ele é fundamental. As entregas aumentaram em 16%, para 111.697 unidades em 2024, tornando-o o terceiro modelo mais vendido da Jeep, depois do Grand Cherokee e do Wrangler. As remessas no primeiro trimestre deste ano aumentaram 15%, para 31.730 unidades, diminuindo a diferença em relação aos dois primeiros colocados.

Envie seu flagra! [email protected]