page ad skin

Novo BMW M3 terá motor 6-cilindros e até 700 cv, mesmo na era elétrica

Nova geração estreia sistema "Heart of Joy" e promete dirigibilidade mais precisa que nunca

2025 BMW M3 CS Touring
Foto de: BMW

Há muita especulação em torno da próxima geração do BMW M3. Já se sabe que haverá uma versão elétrica equipada com arquitetura de 800 volts e potência acima dos 700 cavalos. Porém, a BMW também confirmou uma variante com motor a combustão, e novos detalhes começam a surgir sobre como será o coração dessa versão.

Em entrevista ao portal britânico Top Gear, o chefe do projeto Neue Klasse da BMW, Dr. Mike Reichelt, revelou mais informações sobre o próximo M3. Segundo ele, além de ser “o melhor M da história em termos dinâmicos”, o novo esportivo terá um motor a gasolina diferente do utilizado na geração atual.

BMW Neue Klasse

"Também vamos oferecer [o M3] com um novo tipo de motor seis-cilindros," afirmou Reichelt. "Entendemos que pode ser cedo demais para alguns fãs tradicionais da divisão M fazerem a transição para veículos elétricos. Ainda assim, temos convicção de que o M3 totalmente elétrico levará o modelo a novos patamares e atrairá um público diferente, já que terá um comportamento dinâmico completamente distinto."


Atualmente, o BMW M3 utiliza o conhecido motor S58, um seis em linha biturbo de 3.0 litros, que gera até 523 cavalos na sua configuração mais potente. A expectativa é de que esse "novo" seis-cilindros seja uma versão híbrida ou profundamente aprimorada do atual S58, mas a BMW não confirma detalhes antes do lançamento oficial. Seja qual for a solução, a potência deve aumentar significativamente, aproximando-se dos cerca de 700 cv prometidos para a variante elétrica.

Experiência de dirigir com o BMW Vision

Conceito BMW Vision Driving Experience

Foto de: Motor1 Argentina

E para quem teme que a BMW siga os os da Mercedes-Benz com o C63 e adote motores menores (downsizing) nos seus esportivos, temos boas notícias: a marca já descartou reduzir o motor do M3 para um quatro-cilindros, afirmando ser "realmente difícil" oferecer o mesmo nível de performance.

Outro avanço tecnológico confirmado para o próximo M3 é o novo sistema de controle dinâmico denominado pela marca como "Heart of Joy" (Coração da Alegria). Esse sistema estreou no conceito Vision Driving Experience e será responsável por gerenciar diversos parâmetros do carro, incluindo motor, frenagem, recuperação de energia, recarga e direção. Segundo a BMW, ele é capaz de processar informações até dez vezes mais rápido do que os sistemas anteriores, oferecendo "uma precisão excepcional".

Experiência de dirigir com o BMW Vision
Foto de: Motor1 Argentina

Reichelt ressaltou ainda que o futuro M3 não terá como foco principal acelerar rapidamente em linha reta, mas sim proporcionar uma dirigibilidade extremamente precisa.

"Não se trata mais de criar um carro com o menor tempo de 0 a 100 km/h possível, mas sim um modelo que entregue dinâmica precisa. É exatamente isso que nossa nova unidade de controle faz: você entra em uma curva com determinado ângulo de volante e não precisa corrigir a trajetória durante o percurso", afirmou.

A nova geração da Série 3 baseada na plataforma Neue Klasse deve estrear ainda em 2025, chegando ao mercado no início de 2026. Já o M3, por sua vez, só deve dar as caras no fim de 2026 ou início de 2027.

Envie seu flagra! [email protected]