Novo Aston Martin DBX S tem 727 cv e mira na Ferrari Purosangue
Contando com um V8 biturbo, SUV ultraesportivo leva apenas 3,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h

Até o início dos anos 2000, era impensável que uma fabricante tradicional de esportivos pudesse incluir um SUV no catálogo. A Porsche mudou esse cenário quando lançou o Cayenne, em 2002, abrindo um novo mercado que rapidamente atraiu suas conterrâneas alemãs e concorrentes europeias.
Agora, o mais novo membro desse seleto clube de SUVs ultrapotentes é o Aston Martin DBX S, versão ainda mais extrema do já impressionante DBX707. Sua proposta fica clara desde o primeiro olhar: tornar-se a referência da categoria, deixando para trás rivais como Ferrari Purosangue e Lamborghini Urus. Para alcançar esse objetivo, a marca britânica não economizou nem no visual nem na mecânica, trazendo sob o capô um motor V8 biturbo de 4 litros capaz de gerar nada menos que 727 cv, potência digna de seus irmãos mais puristas.

O V8 do Aston Marti DBX S se beneficia do desenvolvimento feito no Valhalla e tem turbocompressores maiores
Nascido para dominar
Com apenas 2 cv a mais que o Ferrari Purosangue, o DBX S também se destaca pelo torque de 91,7 kgfm, números que impulsionam suas quase 2,2 toneladas de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e permitem atingir velocidade máxima de 310 km/h, empatando com o rival italiano de Maranello. Parte desse desempenho excepcional se explica por uma redução de peso de 47 kg frente ao DBX707 original, já bastante agressivo.
O ronco também recebeu atenção especial, com um sistema de escapamento modificado que termina em quatro saídas, amplificando a voz grave do motor. Um motor que se beneficia do desenvolvimento feito para o Valhalla, do qual o DBX S herda as modificações feitas nos turbocompressores e em outros elementos.

O extrator traseiro do Aston Marti DBX S com os quatro escapamentos

As rodas do Aston Marti DBX S podem ser forjadas ou de magnésio, sempre de 23".
Para istrar toda essa potência e peso com segurança, o Aston Martin DBX S conta com suspensão adaptativa de duplo braço triangular (double wishbone) na dianteira e multilink na traseira. Ambas utilizam amortecedores ativos, molas pneumáticas com três câmaras e sistema eletrônico antirrolagem. A frenagem fica a cargo de enormes discos de carbono-cerâmica: 420 mm na dianteira com pinças de seis pistões, e 390 mm na traseira, garantindo máxima eficiência e resistência à fadiga.
Visualmente, o DBX S exibe diversos detalhes exclusivos, com destaque para a nova grade dianteira em preto brilhante, difusor traseiro agressivo com quatro saídas de escapamento integradas e saias laterais redesenhadas com elementos aerodinâmicos funcionais. Impossível não notar as imensas rodas forjadas de 23'', que podem ser substituídas, a custo extra, por rodas ultraleves em magnésio.
Disponível em 24 opções de cores externas, o SUV pode ser totalmente personalizado por meio de uma extensa lista de opcionais. Entre os itens oferecidos estão o teto de fibra de carbono (reduzindo 18 kg do peso total), grade frontal em formato colmeia feita de policarbonato, retrovisores e saias laterais em fibra de carbono, além de pinturas especiais exclusivas. Para quem quiser ir além, o departamento de personalização "Q by Aston Martin" pode criar uma versão praticamente sob medida.

A instrumentação de 10,25 polegadas, o monitor central de 12,3 polegadas e uma grande quantidade de Alcantara e couro caracterizam o interior do Aston Martin DBX S
O interior também segue a filosofia de personalização extrema. O acabamento é dominado por couro e Alcantara, com bancos esportivos de série e detalhes refinados por todo o habitáculo. A tecnologia embarcada inclui um digital com tela de 10,25 polegadas, monitor central multimídia de 12,3 polegadas e sistema de som com 800 W e 14 alto-falantes. Para quem exige mais, está disponível um sofisticado sistema de áudio Bowers & Wilkins com 1600 W e 23 alto-falantes, além de acabamentos especiais em fibra de carbono ou titânio.
O Aston Martin DBX S já pode ser encomendado, com as entregas previstas para setembro de 2025. Os preços ainda não foram divulgados pela marca.
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Abarth reconsidera transição para carros elétricos

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Koenigsegg Jesko bate mais um recorde, dessa vez inusitado

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Ferrari 296 Speciale chega com 710 cv de potência

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

Toyota GR Corolla 2025 perderá versão, mas terá câmbio automático