page ad skin

Nova Toyota Hilux híbrida já está na Argentina; veja o que sabemos

Unidade foi vista no terminal de carga no aeroporto de Ezeiza (ARG); picape pode ser feita no país vizinho

Flagra - Toyota desembarca Hilux híbrida na Argentina
Foto de: InsideEVs Argentina

A Toyota Argentina já anunciou várias vezes que planeja produzir uma Hilux híbrida em sua fábrica de Zárate, em Buenos Aires. Se isso acontecer, as chances de a novidade vir ao Brasil crescem, pois a nossa picape vem de lá. Ontem, a primeira indicação de que esse projeto está muito próximo de ser realizado aterrissou no Aeroporto de Ezeiza (ARG). Uma Toyota Hilux Invincible X Hybrid 48V chegou ao Terminal de Cargas do aeroporto.

Essa é uma versão híbrida-leve da conhecida picape da Toyota, que já é vendida em alguns mercados europeus e asiáticos nessa configuração específica. A unidade, que poderia ser usada para testes locais ou para filmar algum tipo de comercial internacional, tem volante do lado direito (mão inglesa) e conta com os equipamentos mais completos da linha Hilux em vários mercados do Hemisfério Norte (excluindo a versão esportiva GR-Sport).

Galeria: Toyota Hilux Invincible X Hybrid 48v - Testes na Argentina

O Motor1.com Argentina consultou fontes próximas à Toyota no país vizinho, que confirmaram que a unidade foi trazida ao país pelo terminal de Zárate, embora não tenham fornecido informações sobre o uso que será dado a esse veículo em particular.

A unidade tem os emblemas da Toyota cobertos (não os emblemas "Hilux") e também se caracteriza por um para-choque dianteiro que não recebeu a camada final de pintura, como o resto da carroceria.

A Hilux Invincible X Hybrid 48V é equipada com uma bateria de 48 Volts, que auxilia o familiar motor  2.8 turbodiesel com 204 cv e 51 kgfm de torque. Como em todos os veículos híbridos-leves, o sistema não dirige o veículo no modo 100% elétrico em nenhum momento.

A função do sistema é alimentar os sistemas elétricos do veículo quando o motor de combustão é desligado ou quando o Start&Stop é ativado, como em um semáforo ou em um congestionamento, além de ajudar nas acelerações. A bateria de 48 Volts é carregada por um alternador e pelo sistema regenerativo que aproveita a energia cinética da frenagem. A bateria tem 13 células, uma capacidade de 4,3 Ah e pesa 7,6 kg. Quando totalmente carregada, ela pode fornecer ao sistema do veículo até 16 cv de potência e 6,6 kgfm de torque. 

Galeria: Toyota Hilux Invincible X Hybrid 48v

A Toyota afirma que a Hilux MHEV "apresenta uma eficiência de combustível até 10% maior e um desempenho de direção aprimorado, o que melhora as formidáveis capacidades do veículo dentro e fora da estrada".

A empresa afirma que ela apresenta "melhor capacidade de resposta na estrada, bem como melhor desempenho fora dela, graças à aceleração mais suave e progressiva e à frenagem regenerativa em trechos de descida". Além disso, a Toyota afirma que "as melhorias na condução não são feitas às custas de nenhum sacrifício na capacidade de reboque e de carga, que permanecem em níveis excepcionais de 3.500 kg e 1.000 kg".

Há duas semanas, o jornal Nikkei - o mais importante jornal financeiro do Japão - anunciou que a Argentina havia sido selecionada pela Toyota entre os países que fabricarão a nova Hilux EV (100% elétrica.

Quando perguntado sobre essa notícia, o presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, declarou: "Essa é uma notícia que não podemos confirmar e que foi relatada no Japão. Mas, bem, está claro que a eletrificação também chegará ao mundo das picapes. É algo que estamos dizendo há muito tempo e para o qual estamos nos preparando há anos. Não podemos dizer quando ela estará disponível, mas é de conhecimento geral que ela faz parte dos planos da empresa."

Envie seu flagra! [email protected]