Novo Volkswagen Tera 2026 será lançado em 25 de maio
SUV de entrada da marca será apresentado ainda neste mês

Após muita expectativa e uma pré-apresentação no Sambódromo do Rio de Janeiro, a Volkswagen finalmente revelou a data de lançamento para o novo Tera 2026. O SUV de entrada da marca será revelado por completo em 25 de maio. Na ocasião, esperamos obter mais informações a respeito dos preços da novidade.
Conforme o Motor1.com Brasil adiantou com exclusividade, o Volkswagen Tera 2026 será oferecido no mercado brasileiro em 4 configurações: MPI manual, TSI manual, Comfort TSI automática e High TSI automática. A última, revelada no Sambódromo, será apta a ter o kit Outfit de equipamentos visuais. A partir dela, também vem a série especial The Town anunciada agora em abril.
Galeria: Volkswagen Tera ao vivo no Sambódromo
Dados técnicos ainda não foram divulgados, mas ao vivo fica evidente que o novo Tera mira Fiat Pulse e e Kardian que têm 2.532 mm e 2.604 mm de entre-eixos, respectivamente. Tudo indica que será o mesmo do Polo que tem 2.566 mm e comprimento de 4.074 mm.
O que se vê é uma nova identidade de design, bem semelhante ao que a marca aplica globalmente em seus SUVs, como a nova geração do Tiguan e a própria reestilização do Taos, que já roda nos Estados Unidos e México. Na versão High Outfit já apresentada, os faróis e lanternas são de LED. As luzes de circulação diurna formam uma dianteira exclusiva, com iluminação fracionada em dois segmentos sobre os faróis. Não há uma grade iluminada ligando os dois lados - mas apenas um filete cromado.
Os retrovisores são exclusivos (não são peças reutilizadas do Polo ou Nivus, por exemplo). Um vinco bem destacado está na lateral traseira, fazendo a ligação da porta até a lanterna. Na parte traseira, as lanternas trazem a mesma solução de Nivus, T-Cross e o novo Tiguan europeu, com lanternas interligadas por uma barra preta com filetes prateados. Dentro das lanternas se veem filetes de LED. As rodas do carro mostrado no Sambódromo são diamantadas com aro de 17" e desenho bem esportivo, mas já vimos em flagras opções mais íveis de aço com calotas.
Galeria: Novo VW Tera - fotos oficiais (BR)
Por dentro, o Tera aposta em um visual inspirado nos elétricos ID. da VW. A central multimídia foi elevada, mas o segue um estilo próprio. Ele contará com de instrumentos 100% digital e o sistema VW Play Connect, permitindo conectividade total via aplicativo. O modelo também oferecerá carregamento de celular por indução e luz ambiente no meio do tablier.
Na parte mecânica, a versão de entrada MPI manual do Volkswagen Tera 2025 usará o motor 1.0 flex aspirado de 3 cilindros como o usado pelo Polo, entregando até 84 cv de potência e sendo acoplado exclusivamente à transmissão manual de 5 marchas.
A versão Comfort TSI automática será uma configuração abaixo da topo de linha, a já conhecida High TSI automática. Ambas utilizarão o 1.0 turbo flex de 3 cilindros na configuração encontrada nas versões mais caras do Polo, entregando até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, e será atrelado a um câmbio automático de 6 velocidades. Por último, com o mesmo motor turbo, a TSI manual terá câmbio mecânico de 5 marchas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ

PODCAST MOTOR1 AO VIVO: BASTIDORES DO TERA COM CLAUDIO RAWICZ - PARTICIPE!

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

VW Tera 2026 ganha série especial The Town antes do lançamento

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Tera causará dança das cadeiras na VW, afetando T-Cross, Polo e Virtus

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

VW Tera 1.0 turbo será o menos potente entre rivais; veja o comparativo