Novo Land Rover Freelander será feito pela Chery na China
SUV será produzido por meio de uma t venture com a Jaguar Land Rover e será o primeiro modelo de uma nova "família"

Visitar a sede do Chery Group na China e encontrar um Range Rover Evoque e um Jaguar XE no meio da linha de carros que representam a produção local tem um efeito estranho. Seja porque eles parecem dois carros entre muitos (de todos os tipos e formatos), seja porque você percebe que, nessa parte do mundo, duas marcas históricas (aos olhos ocidentais) são colocadas no mesmo nível de marcas nascidas ontem.
É uma questão de cultura e, certamente, de hábito. Mas é nesse contexto que recebemos a notícia de que a família de carros britânicos fabricados pela Chery está prestes a se expandir com a chegada do Freelander, um modelo, ou melhor, uma série de modelos inéditos que também estarão à venda na Europa.

Jaguar XE e Range Rover Evoque alinhados na sede da Chery durante o Omoda Days 2025

Outros carros de produção representativos da Chery
A t venture CJLR 1
O acordo entre a JLR (Jaguar-Land Rover) e o Grupo Chery data de junho de 2024 e prevê uma t venture chamada CJLR 1 para a produção na China de uma gama de SUVs destinados aos mercados chinês e europeu, como Charlie Zhang, vice-presidente da Chery, nos confirmou durante nossa entrevista. Perguntado diretamente se o Grupo Chery poderia considerar a aquisição do Grupo JLR, agora controlado pela Tata Motors, ele respondeu da seguinte forma:
Temos uma parceria muito forte com a Jaguar Land Rover e o Grupo Tata. A Jaguar e a Land Rover são marcas com uma história incrível e uma reputação muito forte, especialmente quando se trata de desempenho off-road. Acredito que, no futuro, veremos uma cooperação ainda mais estreita entre a Chery e a Jaguar Land Rover. Serão modelos para o mercado global, não apenas para a China.

O slide mostrado durante a conferência com uma prévia dos futuros modelos. Não há menção a um Freelander, mas um novo Jaecoo descrito como "britânico" é visto
Será um SUV grande?
Ainda não foi divulgada nenhuma informação oficial sobre o novo Freelander. De acordo com uma fonte nossa que teve a chance de ver o carro recentemente, o modelo "está pronto e é incrivelmente convincente do ponto de vista do design, enorme - para os olhos, com cerca de 5 metros - e semelhante à renderização do futuro Jaecoo projetada durante a conferência pública da Chery".
Por coincidência, as palavras "British Gentleman" (cavalheiro britânico) aparecem nesse slide. Supõe-se que o design do novo Freelander tenha sido desenvolvido pelos centros de estilo da Chery e da JLR, chefiados por Gerry McGovern. A tecnologia e o trem de força, por outro lado, serão feitos pela Chery, que tem motores/baterias para carros elétricos e motores "super híbridos".

Uma imagem do Land Rover Freelander 2, que deixou de ser produzido em 2015
As outras incógnitas
Ainda não se sabe qual será a estratégia comercial para a Europa e o resto do mundo. O acordo de t venture proporcionaria uma rede independente da Chery e da Jaguar Land Rover, mas parece ilógico não explorar as sinergias potenciais, bem como a própria marca Jaecoo, que está crescendo na Europa e desembarcou no Brasil com o Jaecoo 7 híbrido plug-in.
Descobriremos quando o carro for apresentado, provavelmente no final de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Land Rover Discovery celebra 35 anos com séries especiais

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Após Land Rover, Audi e VW também paralisam exportação para os EUA

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Land Rover Defender V8 correrá no Dakar em 2026

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

Novo Land Rover Defender será o carro oficial do Rally Dakar