Nova BMW R 1300 GS Adventure começa a ser feita no Brasil
Aventureira topo de linha da marca bávara já está sendo montada em Manaus (AM), primeira fábrica da empresa fora da Alemanha

Já confirmada par ao Brasil, a nova BMW R 1300 GS na versão Adventure já pode ser considerada uma moto nacional. Ela ainda não está à venda, o que deve ocorrer nos próximos meses, mas as primeiras unidades já estão saindo da fábrica da marca em Manaus (AM). Vale lembrar que a linha de montagem manauara é a única da divisão Motorrad fora da Alemanha e consegue produzir 99% do portfólio oferecido no Brasil.
"Estamos orgulhosos em produzir a R 1300 GS Adventure, uma motocicleta que vai redefinir os padrões do mercado de duas rodas. Produzir o modelo mais moderno e tecnológico já fabricado no Brasil simboliza o compromisso da BMW Motorrad com a inovação, a excelência tecnológica e, acima de tudo, com a entrega de produtos de altíssima qualidade”, afirma Alex Donatti, diretor da fábrica do BMW Group em Manaus. Quem quiser comprar a versão mais completa da grande aventureira da marca terá à disposição uma gama de cores incluindo Racing Red, GS Trophy, Triple Black e Option 719 "Karakorum".
Galeria: BMW R 1300 GS Adventure 2025
Assim como em outras gerações, a BMW R 1300 GS Adventure é uma aventureira ainda mais preparada, diferenciando-se principalmente pelo enorme tanque com capacidade para armazenar 30 litros de combustível, são 11 litros a mais que a versão convencional. Seu lançamento no mercado global ocorreu em julho de 2024.
O Motor1.com Brasil já teve o a uma unidade de pré-série, usada para homologação no Brasil, e o porte impressiona. A R 1300 GS convencional deu um ar um pouco mais esbelto à moto. A Adventure (ou GSA), joga tudo isso pela janela e a moto parece um pequeno tanque de guerra com o volumoso tanque e es para bagageiros e outros anexos em quase todas as extremidades possíveis. Com isso, banco também ficou um pouco mais alto.

A mecânica é a mesma das novas R 1300 GS, usando um propulsor de dois cilindros contrapostos. Ele entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2 kgfm a 6.500 rpm como em qualquer configuração. O segredo está na transmissão. De série lá fora, traz o mesmo câmbio mecânico de seis marchas.
Opcionalmente, pode ser equipada com a nova transmissão automatizada de 6 marchas da BMW, chamada de ASA. Nela, não há manete de embreagem e a moto atua como automática, podendo-se ar marchas em modo manual. Neste caso, a alavanca de câmbio é mantida e atua como um quickshifter bidirecional. A moto que nos foi exibida, ainda que pré-série, tinha o câmbio automatizado.

Outra diferença da R 1300 GS Adventure para as demais versões é que a novidade vem de série com a suspensão eletrônica, capaz de alterar a carga das molas conforme o modo de condução ou ainda customizada pelo condutor. Além disso, a Adventure mantém a função de rebaixamento quando parada ou em baixas velocidades, reduzindo sua altura em até 30 mm.
A nova BMW R 1300 GS Adventure 2025 ainda vem de fábrica com iluminação total de LED, incluindo os faróis auxiliares, de instrumentos digital, quatro modos de condução, e o sistema de radares frontal e traseiro. Ele permite o uso de sistemas como controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência.
A mecânica é a mesma das novas R 1300 GS, usando um propulsor de dois cilindros contrapostos. Ele entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2 kgfm a 6.500 rpm como em qualquer configuração.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de "luxo silencioso", entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Royal Enfield planeja moto híbrida de R$ 8 mil, mas terá ajuda chinesa

Honda prepara lançamento do novo WR-V

Veja quais foram as 10 motos mais vendidas do Brasil em abril

Porsche muda estratégia e aposta mais em híbridos do que em elétricos

KTM poderá ser salva pela Bajaj; entenda

Novo VW Tera quer democratizar o SUV de entrada, diz Volkswagen

Parece CG, mas a nova Honda CB125F é melhor e faz 64 km/l