Projeto de Lei visa coibir a atuação de flanelinhas
Você não leu repetido: mais um projeto propõe a proibição da prática e cogita aplicação de multas e sanções

Quem nunca foi estacionar o carro e contou com a "ajuda" de um flanelinha, ou teve que pagar algumas moedinhas para garantir que seu veículo ficasse bem cuidado na rua enquanto resolve o seu dia a dia? Muitas vezes, o motorista se sente coagido a pagar, temendo que o carro seja depredado ou danificado, mesmo estando em um local público. Pois bem, isso pode estar prestes a mudar.
Visando a segurança dos cidadãos e motoristas, tramita na Câmara o Projeto de Lei 404/25, proposto pela deputada Silvye Alves (União-GO). O texto propõe a proibição da atuação de indivíduos que fiscalizam veículos em vias públicas sem autorização, os conhecidos "flanelinhas". O projeto tem como objetivo permitir a atuação de órgãos legais contra essa prática, o que implica em uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro.

Como forma de punição, foram propostas multas e sanções istrativas para coibir a atuação dos fiscais irregulares. "O projeto visa combater a prática conhecida como 'flanelinha', onde indivíduos não autorizados se apropriam de espaços públicos, oferecendo serviços de vigilância de veículos e cobrando valores sem qualquer respaldo legal", afirma a parlamentar. "Essa prática pode gerar insegurança e abusos contra os motoristas, além de prejudicar o bom uso do espaço público."
O projeto ainda tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes, e de Constituição, Justiça e Cidadania. Caso seja aprovado, caberá ao Senado e à Câmara tornar o projeto uma lei.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de "luxo silencioso", entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui
Fonte: Agência Câmara
RECOMENDADO PARA VOCÊ

As pessoas não querem elétricos por decreto, diz CEO de marca britânica

BYD lança Song Plus 2026 com visual do e parte de R$ 249 mil

Europa cede e montadoras terão mais tempo para poluir

Ram faz postagem misteriosa e sugere retorno do V8 Hemi em junho

Elétrico por decreto? Renault e Stellantis desafiam estratégia da Europa

Depois do Carplay Ultra, Android Auto também ganha novidades

Rodízio em SP na Páscoa: veja quando estará suspenso