Aston Martin Cygnet V8: mini carro de 436 cv baseado no Toyota iQ
Apaixonados por V8, onde mais você pode ter 436 cv em um carro com menos de 3 metros?

Alguns anos atrás, a Aston Martin mostrou que quase tudo é possível se o preço for justo. Não temos a mínima ideia de quanto o dono do único Aston Martin Cygnet de oito cilindros do mundo pagou originalmente por essa criação, mas suspeitamos fortemente que não foi nada barato.
Infelizmente, o preço atual também não nos ajuda, porque o anúncio do modelo pequeno e potente simplesmente diz: "preço sob consulta". O que nos faz deduzir que o valor é bem salgado, afinal o modelo não está disponível em nenhum outro lugar do mundo.
Galeria: Aston Martin V-8 Cygnet à venda
Para refrescar sua memória um pouco: o Cygnet foi uma tentativa da Aston Martin em oferecer um carro urbano de luxo. Na época, veio para ajudar a marca a reduzir as emissões médias de seu catálogo de produtos. Mas também foi visto como um “ório” para quem já tem tudo.
O Cygnet não teve uma vida particularmente longa. Entre 2011 e 2013, foram produzidos menos de 600 exemplares luxuosos de um carro que era, em essência, um Toyota IQ. Em algum momento após esse período, um comprador bastante rico teve a brilhante ideia de abordar o departamento de personalização "Q" da Aston e pedir um Cygnet com motor V8. Isso resultou em um V8... em um veículo que mal era grande o suficiente para acomodar assentos.

Aston Martin V-8 Cygnet à venda
Claro que não é fácil encaixar um motor de oito cilindros em um Cygnet. A fabricante britânica de carros esportivos começou com uma carroceria simples e construiu uma gaiola, um túnel de transmissão, uma antepara frontal e todos os pontos de montagem necessários para instalar os subchassi dianteiro e traseiro de um Aston Martin Vantage do final dos anos 2000.
O V8 de 4,7 litros também vem de um Vantage S dessa época. Sua potência: 436 cv e 49,9 kgfm. A potência é enviada exclusivamente para as rodas traseiras por meio de uma transmissão automatizada de 7 marchas.

Aston Martin V-8 Cygnet à venda
A Aston Martin mostrou o carro no Festival de Velocidade de Goodwood em 2018 antes de entregá-lo ao seu dono. Agora, o carro está à venda na Nicholas Mee, uma concessionária no norte de Londres especializada em Aston Martin. O primeiro dono conseguiu sobreviver a bons 4.700 quilômetros ao volante do Cygnet V8. Segundo o revendedor, o carro está em "condições quase novas".
O super Cygnet vem com ar-condicionado, de fibra de carbono, bancos Recaro, gaiola de proteção e algumas soluções internas individuais. O peso oficial do veículo, incluindo líquidos, é de 1.375 quilos. Isso resulta em uma impressionante relação potência-peso de 3,15 cv/kg. O tempo 0 a 96 km/h é declarado como 4,2 segundos e a velocidade máxima é estimada em assustadores 274 km/h.
Quem comprar ainda leva uma capa combinando com o carro e o único manual do proprietário de um Cygnet V8 do mundo.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Fábrica de Porto Real chega 1 milhão de carros e pode abrigar Jeep Avenger

Fiat revela preços do novo Pulse 2026, que fica mais barato que o VW Tera

Os 13 segredos da Fiat Titano fabricada na Argentina

Flagra: Chevrolet Tracker 2026 reestilizado perde disfarces

Há 10 anos, onda de novos SUVs compactos chegava com o Jeep Renegade

Novo Kicks 2026: Nissan ou 200 mil km testando o SUV

Relembre alguns dos carros mais icônicos da saga GTA