Vídeo: Stellantis lança sistema que permite dirigir lendo um livro
Stellantis apresenta o STLA AutoDrive, condução autônoma de nível 3 para viagens com as mãos livres e olhos fechados

A Stellantis nos mostra pela primeira vez os recursos prometidos do sistema de direção autônoma STLA AutoDrive, e faz isso com um vídeo bastante impressionante, no qual vemos um motorista sentado ao volante de um Jeep Wagoneer S que pode se dar ao luxo de ler um livro ou fechar os olhos com segurança durante a viagem.
O que é oficialmente apresentado como STLA AutoDrive 1.0 é, na verdade, um dos poucos sistemas de direção autônoma SAE Nível 3 oferecidos em carros de produção, ou seja, a tecnologia que permite que o motorista entre no modo "mãos livres e olhos fechados". Isso significa que o carro é capaz de dirigir, frear e manter distância de outros carros de forma totalmente automática.
Até 60 km/h em 'hands-free and eyes-closed' (mãos livres e olhos fechados)
O Jeep Wagoneer S apresentado no vídeo é equipado com a tecnologia STLA AutoDrive que traduzido literalmente traz o modo "mãos livres e olhos fechados" e está disponível até uma velocidade de 60 km/h, tanto de dia quanto de noite e mesmo em condições climáticas difíceis (chuva leve).
Projetado para ser atualizado ainda mais, mesmo no modo over-the-air, o sistema STLA AutoDrive da Stellantis poderá operar posteriormente em velocidades de até 95 km/h e terá recursos off-road automatizados. Essa tecnologia faz parte da arquitetura STLA Large.
Como funciona o STLA AutoDrive
Na prática, o sistema permite que o motorista, as condições do trânsito e o ambiente ao redor do carro permitam, pressione um botão para ativar o STLA AutoDrive (atualmente na fase 1.0) e deixe o carro controlar a direção e os movimentos no trânsito de uma forma definida como fluida e o mais próximo possível da direção humana.
Galeria: O Jeep Wagoneer S com sistema de direção autônoma STLA AutoDrive Nível 3
Quem estiver sentado no banco do motorista poderá então se dedicar à leitura ou a assistir a um filme, mas também apreciar a vista ou fechar os olhos para descansar. As normas atuais, no entanto, exigem que o motorista permaneça sentado, com o cinto de segurança afivelado e pronto para assumir o controle quando necessário.

O Jeep Wagoneer S com sistema de direção autônoma STLA AutoDrive Nível 3
Obviamente, em velocidades acima de 60 km/h, o STLA AutoDrive ativa todos os outros auxílios de condução de Nível 2 e Nível 2+, como o controle de cruzeiro adaptativo e a manutenção de faixa. Deve-se observar, no entanto, que a direção autônoma de Nível 3 ainda é proibida na Itália pelo Código de Trânsito, enquanto já é permitida e regulamentada na Alemanha, no Reino Unido, no Canadá e nos Estados Unidos da América.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Apple lança o Carplay Ultra após anos de atraso

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Novo BMW M3 terá motor 6-cilindros e até 700 cv, mesmo na era elétrica

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Nova tecnologia da ZF mostra que o motor a combustão ainda tem futuro

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

O novo veículo autônomo da Uber é uma Kombi elétrica