VW pode se unir aos chineses para fabricar na Europa
De acordo com revista alemã, grupo está considerando t venture com uma empresa chinesa para produzir carros no Velho Continente

A crise do grupo Volkswagen, com o risco de fechamento de fábricas na Europa, aparentemente foi resolvida (pelo menos em parte) com a decisão de não demitir funcionários ou fechar fábricas no Velho Continente. É claro que, entre as concessões, haverá várias mudanças nas linhas de produção, mas o pior cenário parece ter ficado para trás.
Ainda sim, algumas questões ficaram em aberto, incluindo aquelas relacionadas ao futuro das fábricas em Dresden e Osnabrück, na região da Saxônia, na Alemanha. De fato, a produção nas plantas europeias está programada para continuar até o final de 2025 e 2027, respectivamente, com o futuro ainda a ser traçado. Em comunicado à imprensa há algumas semanas, a Volkswagen declarou que um "conceito global alternativo" está sendo estudado para Dresden (onde o elétrico ID.3 é produzido), enquanto em Osnabrück o objetivo é "desenvolver uma perspectiva econômica futura para o local".

Volkswagen ID.3
O que isso significa? De acordo com os rumores publicados pela Reuters há alguns dias, a Volkswagen poderia ceder suas fábricas para os chineses. Agora, surge ainda outro rumor divulgado pela revista alemã Manager Magazin, no qual o grupo alemão poderia criar uma t venture com um fabricante oriental.
O exemplo da Stellantis
A Volkswagen poderia seguir os os da Stellantis e da Leapmotor, que deram origem à Leapmotor International, uma t venture que detém os direitos exclusivos de exportar, vender e fabricar produtos da chinesa fora de sua região natal. Desta forma, o elétrico T03 será fabricado na planta da Stellantis em Tychy, Polônia, que também é responsável por alguns modelos importantes do grupo como o Fiat 500 e o Jeep Avenger elétrico.

O Volkswagen ID.3 na fábrica de Dresden
De acordo com as apurações da Manager Magazin, com a junção do grupo alemão com alguma marca chinesa, a VW manteria a propriedade das fábricas e conseguiria também aumentar a produção de seus carros elétricos dando aos chineses a chance de superar as taxas impostas pela Comissão Europeia.
Além disso, o grupo alemão poderia se beneficiar do extenso know-how do parceiro em trens de força elétricos.

O Volkswagen ID.4 na fábrica de Emden
De acordo com os rumores, já houve conversas iniciais entre as partes, com a fábrica de Emden (onde são produzidos os Volkswagen ID.4 e ID.7) no centro da discussão, mas descartada devido a uma estrutura de custos que não teria satisfeito o fabricante chinês.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Coluna do Edu: Como lancei quatro novas marcas no Brasil

Fiat Titano 2026 é lançada em três versões a partir de R$ 233.990

PODCAST MOTOR1 AO VIVO: NOVO TERA, NISSAN KICKS E FIAT PULSE - PARTICIPE!

Bajaj lançará moto ainda mais barata no Brasil em junho; veja qual é

VW Tera x Fiat Pulse x Renault Kardian: SUVs compactos em disputa

GM vai investir mais de R$ 5 bilhões para manter V8 vivo

Novo VW Tera 2026 supera Pulse e Kardian em consumo