Emblème Concept adianta como será design dos próximos carros da Renault
Protótipo tem coeficiente de arrasto de apenas 0,25 e será apresentado ao público no Salão de Paris

A Renault acaba de oficializar os primeiros detalhes a respeito da principal atração que levará este ano para o Salão de Paris: o Emblème Concept. Desenvolvido sob a ótica da sustentabilidade, o modelo combina motor elétrico com gerador eletroquímico de hidrogênio e promete autonomia combinada de aproximadamente 1.000 km. O design também é destaque no veículo e adiante detalhes que serão adotados pelos próximos lançamentos da marca.
De acordo com a Renault, o Emblème Concept foi projetado desde o princípio para ser o veículo de 'descarbonização completa'. Ou seja, ao longo de todo o seu ciclo de vida emitirá 90% menos dióxido de carbono direta e indiretamente do que um automóvel moderno padrão do mesmo tamanho. A estratégia da sa é tornar-se completamente neutra em carbono até 2040 na Europa e até 2050 em outros mercados, apostando principalmente em eletrificação e hidrogênio.
Renault Emblème Concept
O Emblème é baseado na plataforma AmpR Medium, até então chamada de CMF-EV e também usada pelos modelos Scènic E-Tech, Renault Mègane E-Tech e Nissan Ariya. O comprimento total é 4,8 m, com altura de 1,52 m e distância entre-eixos de 2,9 m. A Renault considera o modelo um Shooting Brake (perua esportiva de traseira curta), embora as formas da carroceria estejam bem mais próximas de um crossover. O coeficiente de arrasto é de apenas 0,25 e o peso bruto de 1.750 kg.

Mecanicamente, o Emblème é equipado com motor elétrico único no eixo traseiro com potência de 217,5 cv e bateria de lítio-níquel-manganês-cobalto com capacidade de 40 kWh. A Renault garante autonomia de 350 km. O conjunto conta ainda com um gerador eletroquímico de hidrogênio de 41 cv e um cilindro com capacidade de 2,8 kg de hidrogênio. No modo híbrido hidrogênio-elétrico e bateria totalmente carregada, a marca fala em 1.000 km de alcance (com duas paradas de cinco minutos para reabastecer com hidrogênio).
Na prática, a Renault diz que o modelo funciona como carro elétrico convencional para uso no dia-a-dia e tem o e do hidrogênio para aplicação em viagens longas. Todos os demais detalhes serão conhecidos no próximo dia 14, quando o Emblème será publicamente apresentado no Salão de Paris.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Renault desmente fusão com Stellantis, mas quer "salvar carro europeu"

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Conceitos: assim era o Duster antes de chegar às ruas

Nova Ford F-150 Tremor chega ao Brasil por R$ 580 mil

Em crise com Nissan, Renault busca picape média alternativa

Stellantis confirma novo híbrido nacional para o início de 2026

Oficial: Boreal será o nome do novo SUV médio da Renault