Bentley encerra produção do motor W12 após 20 anos
Será substituído por um V8 biturbo híbrido de 779 cv, equipando o Continental GT Speed 2025

A era do W12 chegou ao fim na Bentley. O último motor de 6,0 litros e 12 cilindros foi construído pelos técnicos da fábrica em Crewe. Para marcar a ocasião, as equipes da Bentley sentaram-se para um almoço especial enquanto relembravam os 21 anos com o icônico motor.
Foram realmente 21 anos? Tecnicamente falando, foi um pouco mais do que isso. Desenvolvido pela Volkswagen, o motor de 6,0 litros entrou em produção pela primeira vez com o Audi A8 de 2001. No entanto, a versão usada pela Bentley chegou em 2003 para o Continental GT, ganhando um par de turbocompressores no processo. Durante as duas décadas seguintes, o motor seria usado em todos os Bentley, sendo desenvolvido para aumentar a potência. Começando com 552 cv de potência, ele agora produz 740 cv no impressionante Batur.

A produção do W12 terminou, mas não espere que o motor desapareça da noite para o dia. A Bentley afirma que ele é o 12 cilindros mais bem-sucedido da era moderna, com mais de 100.000 unidades construídas desde 2003. Basicamente, um par de motores V6 esmagados juntos, o layout de cilindros escalonados do W12 o tornou significativamente mais curto do que um V12 tradicional.
"O W12 impulsionou nossos carros e negócios a uma velocidade excepcional e será considerado uma das inovações mais importantes de nossa ilustre história", disse o Dr. Matthias Rabe, membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento da Bentley. "O dia de hoje marca o fim de uma jornada de desenvolvimento da qual nossos colegas de pesquisa e desenvolvimento e de fabricação ao longo dos anos devem estar extremamente orgulhosos."


Substituindo-o como o principal motor da Bentley está um V8 híbrido de 4,0 litros com turbocompressor duplo. Um motor elétrico é instalado entre o motor e a transmissão, resultando em uma potência total de 779 cv. Ele será lançado com o Bentley Continental GT Speed 2025 no final deste ano.
Fonte: Bentley
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Bentley se rende ao híbrido e apresenta carros com 80 km de autonomia elétrica

Este Nissan March esconde motor V6 de 300 cv

Novo Bentley Continental GT será híbrido com mais de 770 cv com V8

VW agradece Fiat por gerar mídia para o Tera e alfineta Pulse

Bentley prepara-se para acabar com motor V8 sem eletrificação

Land Rover confirma novo Discovery Tempest para o Brasil

Polícia turca tem frota de R$ 16,4 milhões em esportivos como viaturas