Novo BMW Série 5 Touring tem tecnologias do sedã com charme de perua
Com mais de 5 metros de comprimento, tem até versão elétrica com 601 cv

Desde 1991, o BMW Série 5 tem a sua perua e, tradicionalmente, apresentada cerca de 6 meses após o sedã. Isso acontece com a nova geração, sob o código G60, que conhece o Série 5 Touring (G61), além de uma versão elétrica, o BMW i5 Touring. Adianto que não temos grandes surpresas, já que é um carro idêntico ao sedã até a coluna B, em uma plataforma modular com motores gasolina, diesel, híbridos plug-in e elétricos, todos produzidos em Dingolfing.
Assim como o sedã, a Touring também é grande. Em comparação com sua antecessor, a Série 5 Touring cresceu 97 milímetros em comprimento, chegando a 5.060 milímetros, 32 milímetros em largura, chegando a 1.900 milímetros, e 17 milímetros em altura, chegando a 1.515 milímetros. Com um aumento de 20 milímetros, para 2.995 milímetros, o novo Série 5 Touring tem a maior distância entre eixos do segmento, de acordo com a BMW. No ado, esse seria um Série 7 Touring pelo tamanho.
Galeria: BMW Série 5 Touring 2024
A nova BMW Série 5 Touring oferece mais espaço e um aumento notável no espaço para as pernas, ombros e cotovelos, especialmente na parte traseira, bem como conforto acústico otimizado. A abertura mais ampla do porta-malas, combinada com a soleira de carga baixa, facilita o armazenamento de bagagens maiores e mais pesadas.
Independentemente da tecnologia aplicada, todas as versões da nova BMW Série 5 Touring têm um volume de porta-malas que pode ser expandido de 570 para até 1.700 litros. Além da abertura automática da tampa traseira, o destravamento elétrico do encosto do banco traseiro bipartido 40:20:40 a partir do porta-malas também é de série. Os compartimentos de armazenamento sob o piso do porta-malas oferecem espaço para a rede divisória do compartimento de bagagem, a cobertura do porta-malas e o cabo de carregamento para os modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in.

Motorização
Na BMW i5 M60 xDrive Touring, duas unidades de tração nos eixos dianteiro e traseiro formam um sistema elétrico de tração integral com até 442 kW (601 cv). O torque do sistema é de até 83,6 kgfm quando a função M Launch Control ou M Sport Boost é ativada. O modelo topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 230 km/h.
Galeria: BMW i5 Touring (2024)
O motor elétrico do BMW i5 eDrive40 Touring, que está localizado no eixo traseiro, gera uma potência máxima de 250 kW/340 cv e um torque máximo de até 43,8 kgfm com a função Sport Boost ou Launch Control. O BMW i5 eDrive40 Touring acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.
Em ambas as versões, a bateria de alta tensão localizada na parte inferior da carroceria fornece energia utilizável de 81,2 kWh. A autonomia determinada pelo WLTP é de 445 a 506 quilômetros para o BMW i5 M60 xDrive Touring e de 483 a 560 quilômetros para o BMW i5 eDrive40 Touring. A corrente contínua pode ser carregada com uma potência de até 205 kW.

Todos os motores a diesel disponíveis para o novo BMW Série 5 Touring são combinados com a tecnologia híbrida-leve de 48 volts e uma transmissão automática de 8 velocidades. O motor de quatro cilindros dos 520d Touring e 520d xDrive Touring gera uma potência máxima de 197 cv e um torque máximo de 40,8 kgfm. O portfólio de motores será complementado por um motor diesel de seis cilindros em linha em um segundo momento. Duas variantes com um híbrido plug-in, incluindo a 530e, virão ao mesmo tempo.
Interior, tecidos e cores
O BMW Curved Display ocupa o centro do no design do cockpit. Seu Information Display de 12,3 polegadas e o Control Display com uma diagonal de tela de 14,9 polegadas formam uma rede de displays totalmente digital. Os novos bancos esportivos de série, o volante achatado na parte inferior e a BMW Interaction Bar opcional também contribuem para o ambiente interno.

A nova BMW Série 5 Touring apresenta um interior totalmente vegano como padrão. As superfícies dos assentos na versão Veganza também estão disponíveis com perfuração decorativa como opcional. O estofamento em couro BMW Individual Merino também está disponível em diversas variantes bicolores. Outros destaques opcionais incluem um teto de vidro panorâmico fixo e o Sistema de Som Surround Bowers & Wilkins com até 18 alto-falantes.
Uma suspensão esportiva M, um sistema de freios esportivos M e o Adaptive Chassis Professional (padrão no BMW i5 M60 xDrive Touring) com amortecedores controlados eletronicamente, Integral Active Steering e novo gerenciamento de dinâmica lateral estão disponíveis como opcionais. O Adaptive M Chassis Professional com estabilização ativa de rolagem e Active Roll Comfort também está disponível para o modelo topo de linha.

O novo BMW Série 5 Touring vem de série com o Parking Assistant, incluindo monitoramento de colisão, assistente de reboque, câmera de ré e assistente de ré. Com o opcional Parking Assistant Professional, o estacionamento automatizado e as manobras de até 200 metros de comprimento também podem ser controlados de fora do veículo usando um smartphone. A direção semiautomatizada (também na autoestrada) é parcialmente padrão e parcialmente disponível por um custo extra.
RECOMENDADO PARA VOCÊ

BMW M5 Touring 2025 mantém 727 cv do sedã com estilo único de perua

Dia da Liberdade dos Impostos tem gasolina com até 40% de desconto

Nova BMW Série 5 Touring ainda nem foi lançada e já roda como viatura

BYD Song 2026 ganha nova bateria e vira versão de série

BMW M2 CS 2026 tem 523 cv e está ainda mais agressivo

Kawasaki lança Ninja ZX4-RR e Versys 1100 2026 no Brasil

Impressões BMW R 1300 GS Adventure 2025: marreta com ASA