Ferrari SP-8 é supercarro único sem teto e com rodas inspiradas na F40
Exemplar exclusivo foi encomendado por cliente de Taiwan e preparado pela divisão de projetos especiais

A divisão de projetos especiais da Ferrari continua ocupada no desenvolvimento de mais um carro exclusivo. Encomendado por um cliente endinheirado de Taiwan, o SP-8 é um F8 Spider que teve a capota rígida retrátil cortada e acabou sendo transformado em um verdadeiro roadster. O modelo foi pintado em uma combinação de Argento Micalizzato fosco com seções de fibra de carbono e acabamento em arenito azul brilhante.
Na prática, o SP-8 conta com diversas peças exclusivas e é mais do que apenas um F8 Spider sem teto com pintura em dois tons. Os faróis, por exemplo, são completamente novos e contam com máscaras e lentes exclusivas, enquanto as lanternas seguem as luzes traseiras do Roma (mas com lentes personalizadas). A Ferrari ressalta ainda que o para-brisa e as pontas do escapamento são derivados do 296 GTB.
Ferrari SP-8
Além disso, as rodas têm pegada retrô e acabamento cinza fosco em uma versão moderna das rodas da F40. Há também grade frontal de alumínio feita a partir de um único molde impresso em 3D com faixas verticais. A Ferrari diz que ou muito tempo aperfeiçoando a carroceria por meio de simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para garantir que o carro permanecesse confortável e silencioso mesmo sem teto.
No interior, o seletor de marcha é novo e novamente tem inspiração no ado. Lembra também o esquema usado pela SF90 Stradale em 2019. Outros destaques são o revestimento Alcântara Azul Marinho gravado a laser e os tapetes confeccionados em tecido sarja com efeito iridescente (quando a tonalidade é alterada conforme a luz que se projeta sobre ela).

Na mecânica, nada muda. O motor 3.9 V8 central continua com 710 cv de potência e 78,5 kgfm de torque, sempre com tração traseira. A Ferrari SP-8 já está em exposição na Itália, no autódromo de Mugello, e lá permanecerá até o final do evento Finali Mondiali Ferrari 2023, no dia 30 de outubro. Sua próxima parada será no Museu Ferrari, em Maranello, onde será exposta de 16 de novembro a março de 2024.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Ferrari 296 Speciale chega com 710 cv de potência

As pessoas não querem elétricos por decreto, diz CEO de marca britânica

A Ferrari está desenvolvendo câmbio fake para carros elétricos

VW Tera terá 4 versões mas ficará sem motor mais potente

Ferrari estuda ressuscitar câmbio manual em carros de séries limitadas

CAOA Chery reduz preço de Tiggo 7 e 8 PHEV em até R$ 20 mil

Quais as fabricantes de automóveis mais lucrativas de 2024