Peugeot i-Cockpit: que mudou posição de dirigir faz 10 anos
Adotado na primeira geração do 208, já equipou mais de 10 milhões de veículos

Marca registrada dos veículos Peugeot vendidos em todo mundo, o i-Cockpit completou recentemente 10 anos de lançamento. Inaugurado pelo hatchback 208, ainda na primeira geração, o conceito nasceu da necessidade de otimizar a experiência a bordo com mais ergonomia e segurança. Designers e engenheiros trabalharam em conjunto durante mais de dois anos e lançaram o projeto no mercado em 2012.
A Peugeot diz que a ideia principal foi mudar o velho arranjo de volante grande com informações do lidas pelo motorista por dentro da própria direção. Após estudo, a marca identificou que a melhor posição para a leitura das informações é justamente no nível dos olhos. Diante dessa análise, um arranjo inteiramente novo foi idealizado, com destaque para o volante menor e display cuja visualização se assemelhava a um "Head Up Display”.
Galeria: Peugeot i-Cockpit
Para completar, o conjunto ganhou tela touchscreen instalada logo ao lado, acrescentando ergonomia e conectividade ao conceito. Entre as principais vantagens do i-Cockpit, a Peugeot destaca justamente a dirigibilidade. O volante compacto confere ainda mais agilidade aos movimentos do motorista, que também precisa mover menos os braços para a mesma manobra.
Além disso, o volante mais abaixo permite que os braços do motorista sejam posicionados em ângulos mais confortáveis e, com os instrumentos na frente dos olhos, há menos cansaço visual. Na prática, a Peugeot diz que há menos fadiga e possíveis distrações do motorista, contribuindo diretamente para aumentar a segurança.

Em 2016, o i-Cockpit ganhou multimídia digital de 12,3 polegadas totalmente personalizável. Já em 2019, o 208 de segunda geração introduziu o primeiro cluster digital 3D ao conjunto. Em 2021, a Peugeot adicionou novo sistema de informação e entretenimento i-Connect e novo volante compacto capaz de detectar a presença das mãos do condutor enquanto utiliza os auxílios de condução.
Para os próximos anos, a promessa da Peugeot é tornar o i-Cockpit ainda mais intuitivo, adicionando novo controle de direção com gestos criados em tablets e dispositivos inteligentes.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Flagra: Peugeot 208 T200 2026 será o próximo híbrido da Stellantis

PODCAST MOTOR1 AO VIVO: NOVO TERA, NISSAN KICKS E FIAT PULSE - PARTICIPE!

Novo Peugeot 208 GTI chega em junho e poderá ter motor de Alfa Romeo

BMW M2 CS 2026 tem 523 cv e está ainda mais agressivo

Renault desmente fusão com Stellantis, mas quer "salvar carro europeu"

Honda anuncia preços de Hornet e NX500 para o Brasil

Europeus terão Peugeot 208 GTI, Brasil ficará com 208 GT híbrido-leve