Audi confirma que A4 vai virar A5 e A6 será renomeado para A7
Mudança de nomenclatura faz parte da estratégia de eletrificação da marca

Depois da circulação de rumores na semana ada, a Audi oficialmente confirma que implementará mudanças no padrão de nomenclatura da próxima geração do A4. Em entrevista concedida recentemente à revista alemã Auto Bild, o CEO Markus Duesmann revelou que o sucessor do A4 será vendido como A5, enquanto o futuro A6 fará a transição para o batismo A7.
A alteração é resultado da nova estratégia de nomenclatura da Audi para eletrificação. Nesse sentido, codinomes com números pares ficarão reservados para veículos puramente elétricos. Como o próximo A4 ainda terá motores tradicionais (será, inclusive, o último da história a usá-los), a decisão foi rebatiza-lo para A5. O mesmo vale para o sucessor do A6/A7.
Duesmann revelou ainda que o A4 retornará ao mercado no futuro como como veículo puramente elétrico, posicionado abaixo de futuro A6 também EV. Perguntado sobre o que acontecerá com as linhas A5 e A7 atuais, o executivo não mencionou detalhes. Disse apenas que os clientes devem "olhar para a frente e esperar muitos derivados emocionais e de alto desempenho".
Como já dito, o sucessor do A4 será revelado ainda neste ano e conservará muito da receita estética conhecida. Nesse sentido, a carroceria terá vincos marcantes, elementos bem integrados e proporções semelhantes às do A4 atual. A dianteira será caracterizada pela grade em formato hexagonal, grelha com novos elementos internos, faróis com LEDs integrados e capô liso com novos recortes.

A plataforma a ser usada será do tipo MLB, ou seja, especialmente preparada para receber motores montados longitudinalmente. A adoção da arquitetura MQB, pensada para motores transversais, chegar a ser especulada, mas foi posteriormente descartada.
Falando em motorização, já é certo que o novo A4/A5 será o último da família equipado com propulsores tradicionais a combustão. Será também um dos derradeiros veículos da Audi com motores TFSI e TDI puros, já que a partir de 2025 a marca lançará apenas modelos eletrificados (híbridos ou elétricos).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Agora com ABT, Audi Quattro retorna com motor de RS3

China supera 10 milhões de veículos novos vendidos em apenas 4 meses

Flagra: escute o ronco do novo Audi RS5 em Nürburgring

Teste Toyota GR Corolla: longe da racionalidade oriental...ainda bem!

Audi apresenta os novos A6 Sedan e Avant híbridos plug-in; veja o que muda

De DKW a BYD: a história dos furgões derivados de carros de eio

Novo Audi A5 inicia pré-venda no Brasil e preços partem de R$ 379.990