Renault Duster homenageia Ford EcoSport pelos anos de rivalidade
Marca sa reconhece a primazia do rival e, claro, tenta buscar os clientes que eram do Ford

O fechamento das fábricas da Ford no Brasil, anunciado em janeiro, e o consequente fim da produção dos modelos Ka e EcoSport, continua rendendo assunto. Mas, desta vez, de uma forma positiva. Em uma ação que é comum na Europa, mas rara por aqui, a Renault homenageou a marca do oval azul por meio de um agradecimento ao EcoSport pelos anos de rivalidade com o Duster.
Vinculada na internet, a peça colocou os dois SUVs lado a lado com os seguintes dizeres: "O Renault Duster já encarou grandes desafios. O mais inspirador foi competir com você. Ele foi o primeiro da categoria, conquistou corações e serviu como motivação para o nosso Duster melhorar a cada versão. Obrigado por todos esses anos dividindo estradas pelo Brasil".
Deixando a rivalidade de lado, o anúncio reconheceu a primazia do EcoSport por ser o primeiro SUV compacto do mercado nacional. Lançado em 2003, ele abriu espaço para uma série de rivais, sendo que o Duster, lançado em outubro de 2011 (pouco antes da estreia da segunda geração do Eco), foi o primeiro concorrente direto.


Segunda geração foi lançada no Brasil em 2020, enquanto a primeira chegou em 2011
Construído sobre a base B0, de Sandero e Logan, o Duster apostou em duas deficiências do EcoSport: espaço interno e porta-malas, além de investir na robustez com suspensões de maior curso e de melhor absorção de impactos. Na segunda geração, lançada em 2020, o SUV da Renault refinou o visual e ganhou equipamentos inéditos, mas ainda assim não foi o suficiente para desbancar o rival da Ford em vendas.
De acordo com os dados da Fenabrave, o EcoSport emplacou 24.031 unidades ao longo do ano ado, ocupando a sétima posição do segmento de SUVs compactos - que foi liderado pelo VW T-Cross, com 60.119 emplacamentos. Já o Duster veio logo atrás do Eco, na oitava colocação, com 19.476 unidades.
Além de simpática, a peça tem como objetivo (claro) atrair os consumidores órfãos do EcoSport para o rival, justamente pelo fato de o Duster ter atributos semelhantes aos do Ford, além de ser mais atual e ter vida longa pela frente. Vale lembrar que a Renault prepara o novo motor 1.3 turboflex para seus SUVs (Captur e Duster) ainda em 2021, além da próxima geração da picape Oroch (derivada do Duster) para 2022.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
Galeria: Renault Duster Iconic 2020 (lançamento)
RECOMENDADO PARA VOCÊ

Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos

Citroën Jumpy: linha 2025 equipada com novo motor chega, enfim, às lojas

Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil

Fiat revela preços do novo Pulse 2026, que fica mais barato que o VW Tera

A volta do EcoSport? Ford registra patente de SUV misterioso

Flagra: Chevrolet Tracker 2026 reestilizado perde disfarces

Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet