page ad skin

Novo VW Nivus GTS 2026 agrada pelo equilíbrio; veja impressões

Com uma receita já conhecida, SUV cupê vai bem nas curvas, mas as retas serão desafios...

-KotSTXKcrk
08:39

Antes do Tera, a Volkswagen colocou o Nivus GTS na outra extremidades da sua linha de SUVs compactos. Enquanto um terá a missão na entrada, este é dedicado a um nicho de público e mercado, com valor mais alto e volume bem menor, usando uma receita que a marca já aplica desde os anos 1980, com um motor mais potente e dinâmica aprimorada, mas sem perder a usabilidade ou se colocar como um GTi. 

Neste primeiro contato, o Volkswagen Nivus GTS 2026 estava disponível para algumas voltas no Autódromo Capuava, uma pista bem travada e técnica no interior de São Paulo, já bem conhecida e o ambiente perfeito para o SUV cupê assinado, com boas curvas e apenas uma reta para aceleração total, onde potência necessariamente não é o principal ponto. 

Receita básica

O Nivus GTS herdou o livro de receitas do Polo GTS. Primeiro, um visual diferente, mas sem exageros, que cria um esportivo charmoso e usável, quase como um tênis que dá para colocar com um terno em festa, por exemplo. As rodas de 18" são opcionais, mas praticamente obrigatórias para o diferenciar, principalmente pelas de 17" de série serem as mesmas do Nivus Highline.

Depois, troca-se o 1.0 turbo, de 116/128 cv e 20,4 kgfm pelo conhecido 1.4 turbo com 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é automático de 6 marchas, também conhecido do restante da linha, mas ambos usam uma programação específica para o GTS, além do seletor de modos de condução (Normal, Eco, Sport e Individual), que ainda não existia na linha Nivus. 

VW Nivus GTS 250TSI 2026
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

O maior trabalho da engenharia está na suspensão do Nivus GTS. Molas, amortecedores e barra estabilizadora são exclusivos, inclusive toda a parte de coxins e es são mais rígidos mas, por um padrão global, não pode afetar o conforto ao rodar, principalmente em um SUV. Se no Polo GTS parecia fácil, no Nivus é mais complicado, já que sua altura do solo e curso de suspensão não poderiam ser modificados.

VW Nivus GTS 250TSI 2026
Foto de: Volkswagen

A prática

Os ajustes da suspensão do Nivus GTS focaram em reduzir a rolagem da carroceria e, principalmente, saídas de frente, ainda mais com a potência a mais do 1.4 turbo comparado ao 1.0 turbo. Mesmo mais alto, o Nivus conseguiu ter praticamente a mesma dinâmica do Polo GTS, com pouca rolagem em curvas e, em frenagens mais fortes, não afunda a dianteira - se souber como, dá para usar a traseira para apontar nas curvas com um toque no pedal. 

Tentei usar o câmbio com trocas manuais, mas mesmo nas aletas no volante, demora para responder e não aceita reduções tão facilmente. É conservador até no modo Sport, o que estraga um pouco a festa, então deixei logo no automático. Nas curvas, mesmo onde não era preciso, fez algumas reduções para jogar a força para as rodas, e com um bom vetorizador de torque, fez seu trabalho de colocar o carro onde eu precisava.

VW Nivus GTS 250TSI 2026
Foto de: Volkswagen

De fato, o novo conjunto de suspensão mudou bem o Nivus. Ele aponta bem nas curvas mais fechadas e deu para atacar sem frear uma sequencia de curvas de Capuava com confiança. Comunicativo, dava pra prever se, naquela velocidade, ia escapar algo com tempo suficiente para evitar. Bem estruturado, o GTS não destraciona as rodas externas quando aceleramos nas curvas, algo que o Pulse e Fastback Abarth fazem e incomodam um pouco na pista.

O fato é que, na reta, o 1.4 turbo empurra bem, mas não o destaca. Se a sua vantagem vem no miolo com curvas, na reta ele pode ter problemas até com SUVs sem essa pegada esportiva, como o Hyundai Creta 1.6 turbo de 193 cv, e até mesmo dos seus diretos concorrentes, Pulse e Fastback Abarth e seus 185 cv. 

VW Nivus GTS 250TSI 2026
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Para os donos de Polo GTS e novos clientes

O fato é que, por R$ 174.990 - por favor, coloque os R$ 2.050 pelas rodas 18" -, o Nivus GTS não é barato, mas o SUV cupê nunca apelou para preço. Usa o design e, agora, esse toque esportivo para cobrar mais. Vai pegar clientes que possuem um Polo GTS e estão em busca de renovação e um carro mais completo e conquistar quem queria um Polo GTS. mas precisa de porta-malas ou gosta de um carro mais alto, sem esquecer a turma que já está de olho nele para o mercado de preparação, que conhece bem esse motor. 

Envie seu flagra! [email protected]