page ad skin

Conceitos esquecidos: VW Futura, o precursor do assistente de estacionamento

Além disso, foi quem mostrou ao Brasil as famosas rodas Orbitais

Volkswagen Futura (1989)

Nome: Volkswagen Futura

Estreia: Salão de Frankfurt de 1989 e Salão de São Paulo de 1990

Especificações: motor 1.7 com compressor e injeção direta, 82 cv

Porque lembramos dele: Em 1990, o Salão do Automóvel de São Paulo se tornava internacional. Com tamanha importância, a preocupação dos expositores estava em se igualar aos eventos do exterior. A Volkswagen trouxe o Futura, destaque do Salão de Frankfurt do ano anterior, para seu estande. Quando conceitos ainda eram peças raras no Brasil, ele chegou com muitas tecnologias que conhecemos hoje - e outras que ficaram no ado. 

Volkswagen Futura (1989)

Desenvolvido pela Integrated Research Volkswagen (IRVW), ou Centro de Pesquisas Integradas da Volkswagen, o Futura tinha jeito de minivan, mas com duas enormes portas tipo Asa de Gaivota, que permitia o tanto aos bancos dianteiros quanto ao traseiro. Era bem diferente do que conhecíamos da VW em termos de design, mas o observando hoje, não estaria longe dos carros de rua que já tivemos. 

Mas a melhor parte era a carga tecnológica que ele trazia, já que era uma leitura do carro do ano 2000. Ele apresentou ao mundo os sensores de ultrassom para estacionamento, que tinham a função de guiar o Futura para entrar automaticamente em vagas, esterçando as rodas traseiras junto com as dianteiras. Este último recurso não chegou a ser usado desta forma, mas foi aplicado em modelos como o Honda Prelude e Citroën ZX/Xsara como item para ajudar a contornar curvas. 

Volkswagen Futura (1989)

Além disso, o Futura trazia um de instrumentos em LCD colorido, que ajudava o motorista a interpretas as informações mais rapidamente. Junte isso ao computador de bordo, sistema de navegação GPS, assistente de frenagem, anulador de ruído externo e freio de estacionamento elétrico e perceba que ele chegou bem perto do que conhecemos nos carros de hoje. No banco traseiro, uma cadeira infantil integrada, que não vingou desse jeito. 

Para a exibição no Brasil, as rodas do Futura foram trocadas. A partir daquele momento, o Brasil conhecia as famosas rodas Orbitais, sucesso nos anos 1990 e 2000 para o Gol e derivados. Elas estavam no conceito Orbit, de 1991. Daqui, vem o nome popular das rodas. 

Galeria: Volkswagen Futura (1989)

Envie seu flagra! [email protected]